Sumário

Custos do plano de saúde nos EUA em diferentes estados

Os planos de saúde nos EUA podem sofrer alteração de valores em diferentes estados. Na Flórida, por exemplo, pode ser que os preços sejam mais caros em razão da tecnologia oferecida. 

Algumas cidades, como Orlando e Miami, contam com recursos extremamente avançados nessa área, justamente para garantir qualidade de vida aos moradores e até mesmo aos visitantes. 

Inclusive, vale ressaltar que muitos brasileiros e pessoas de diversos países optam por comprar casas em Lake Nona,uma das melhores cidades da Flórida, justamente em razão da infraestrutura de saúde local. Com institutos médicos e uma faculdade de medicina, Lake Nona é referência em todo o mundo quando o assunto é pesquisa e atendimento médico. 

Já em outros lugares dos Estados Unidos, onde a qualidade de vida é um pouco menor e os serviços menos modernos, é possível que os custos sejam mais baixos.

Plano de saúde para estudantes e empregados

Entre os tantos cenários possíveis para diferenciar os tipos de planos de saúde para quem reside nos Estados Unidos, estão algumas possibilidades mais comuns, como os planos para estudantes, ou para aqueles que são contratados por alguma empresa. 

No caso dos alunos de universidades, muitas vezes, o valor do seguro de saúde é embutido no preço da mensalidade ou anuidade da instituição. 

Há também a possibilidade de fazer o pagamento à parte, com taxas específicas para aqueles que comprovarem estarem estudando e vinculados a uma universidade, similar a algumas possibilidades que também existem na saúde privada brasileira. 

No caso daqueles que foram contratados por uma empresa, seja ela norte-americana ou brasileira, é muito comum também que os próprios empregadores ofereçam a você e a sua família um seguro saúde adequado e que contemple os benefícios necessários para viver com conforto e qualidade no país. 


Plano de saúde para estrangeiros nos EUA

Caso você não seja estudante ou não esteja empregado em nenhuma empresa que cobrirá os seus possíveis gastos relacionados à saúde, é importante procurar por opções de seguros médicos internacionais para estrangeiros e imigrantes. 

Essa alternativa garante que você terá cobertura nos hospitais norte-americanos mesmo quando morando no país a longo prazo, diferentemente do seguro viagem que costuma durar pouco menos de 6 meses. 

Quanto à cobertura desse tipo de plano, normalmente ele dá acesso a uma ampla quantidade de cuidados, que vão desde os emergenciais, aos tratamentos de saúde preventivos.


Plano de saúde nos EUA: Preço

Visto que a saúde é um ponto para se atentar quando há o desejo de mudar-se para outro país, em especial os Estados Unidos, é importante se manter informado sobre quanto custam os convênios médicos em algumas das principais regiões. 

Ainda assim, é difícil afirmar precisamente quaisquer valores, já que, além de serem diversas as companhias disponíveis para contratar no mercado, há também inúmeras variáveis que podem interferir na quantia a ser paga, como a quantidade de pessoas em um único pacote, o tempo de contrato do serviço adquirido ou até mesmo a qualidade dos serviços disponibilizados em determinado plano. 

No entanto, de acordo com informações da eHealth Insurance, a média de preço de um plano de saúde individual nos EUA em 2020 era de $456 dólares, enquanto que o plano de saúde para família custava em torno de $1,152 dólares.


Saiba mais sobre como funciona o plano de saúde nos EUA

O primeiro passo para quem deseja saber como contratar um plano de saúde nos EUA é entender que diversos fatores podem influenciar no valor de cada um dos planos oferecidos. Tais fatores vão desde a idade do beneficiário, o estado em que ele mora e até informações complementares, como se o contratante é fumante, por exemplo. Além, claro, do tipo de rede de atendimento e de cobertura. 

O segundo ponto para saber quanto custa um plano de saúde nos EUA é entender o que contemplam as coberturas e quais são elas.  Classificadas com nomes de metais, os planos mais caros e que oferecem melhores benefícios levam também a mesma nomenclatura dos metais que são considerados mais valiosos no mercado. 

Na Flórida, por exemplo, que é um dos estados mais buscados por brasileiros para viver no país norte-americano, é possível fazer uma comparação entre alguns dos serviços oferecidos e obter uma média de quanto custaria, aproximadamente, cada plano de acordo com faixa-etária e tipo de cobertura:

Bronze 

Silver

Gold

Platinum

Desta forma, na Flórida, o custo médio de um plano de saúde para uma pessoa de 40 anos na Flórida é cerca de US$ 559 por mês. Além disso, uma pessoa de 21 anos normalmente encontra preços até 28% mais baixos do que uma pessoa de 40 anos. E uma pessoa de 60 anos pagará 112% a mais.


Como funciona o plano de saúde nos EUA? Por dentro de cada uma das coberturas

A cobertura dos planos de saúde nos EUA também segue a nomenclatura dos metais, funcionando da seguinte forma: 

Um outro ponto positivo é que, além dos planos citados, há ainda uma outra opção de curta duração. Chamado de “Short Term”, ele possui um custo mais baixo e validade de até um ano, mas sem cobertura total.

Plano de saúde gratuito nos EUA

Além das opções pagas, poucas pessoas sabem, mas existe plano de saúde nos EUA gratuito. No entanto, são programas de subsídio do governo exclusivos para algumas camadas da população que não têm condições financeiras de arcar com os serviços por conta própria. Somente idosos e pessoas abaixo da linha de pobreza podem receber alguns atendimentos simples ou de emergência gratuitamente, através de programas como Medicare e Medicaid. Conheça mais sobre eles: 

O Medicaid e Medicare, por exemplo, é voltado para pessoas de baixa renda e idosos, e o Affordable Care Act (ACA), para cidadãos americanos ou portadores de Green Card que ganham até quatro vezes o nível de pobreza ou menos.

Medicare 

O Medicare foi criado em 1966 e é um programa financiado pela previdência social que oferece atendimento para pessoas acima de 65 anos que tenham contribuído com o pagamento de impostos para a saúde durante os anos em que ainda trabalhavam. Este serviço também oferece cobertura para pessoas que possuem deficiências ou condições que as impeçam de trabalhar. Uma outra informação importante sobre o Medicare é que ele é divido em quatro tipos de serviços, do mais básico, com direito à internação, e ao mais completo, que dá cobertura, inclusive, para medicamentos. 

Medicaid 

Diferentemente do Medicare, o Medicaid não tem restrições de idade, já que foi pensado, exclusivamente, para atender pessoas com recursos financeiros extremamente limitados. Este serviço é financiado pelo governo federal em conjunto com os estados, a partir de reembolso para hospitais e médicos que oferecem tratamento a esse público. 

Obamacare

Com uma proposta diferente dos outros dois, que oferecem uma cobertura de saúde pública, o Obamacare atua, justamente, para regulamentar e tentar aumentar a adesão de cidadãos estadunidenses aos seguros de saúde. Apesar de ser conhecida popularmente como Obamacare, a Lei de Proteção e Cuidado Acessível ao Paciente foi assinada em 2010 e previa seguro para todo cidadão estadunidense. 

Para isso, os cidadãos passariam a contar com subsídios estatais ao comprar seus seguros em marketplaces e caso não adquirissem um plano até a data prevista em lei acabariam precisando pagar uma multa. A ideia seria reduzir o mercado individual das seguradoras, onde apenas pessoas com alto poder aquisitivo conseguiam arcar com um seguro de saúde. 

Além disso, o Obamacare alterou as regras do Medicaid, possibilitando que mais pessoas conseguissem ser contempladas com subsídios federais e tornou obrigatório que empresas com mais de 50 funcionários fornecessem convênio médico aos funcionários. 

Desta forma, a união dos três serviços acaba por ficar responsável por fornecer serviços a aproximadamente um terço da população do país. Vale ressaltar ainda que, sem estes os subsídios do governo, uma pessoa que precisasse de internação por apenas três dias e não contasse com um plano, precisaria pagar cerca de 30 mil dólares.


Por que é importante ter um plano de saúde fora do país? 

Quando se trata de pensar em morar nos EUA ou em qualquer outro país do mundo que não ofereça gratuitamente nenhum tipo de tratamento médico, é muito importante garantir um plano que cubra suas eventuais despesas hospitalares. 

Primeiro porque, ainda que a sua saúde e a de seus familiares esteja em dia, morando em um lugar desconhecido, é natural que acidentes aconteçam. 

Os casos de infecções alimentares, por exemplo, dos mais moderados aos mais graves, acontecem com uma certa frequência, já que a diferença de temperos e sabores é uma das primeiras coisas que o corpo sente quando começa a se adaptar a uma nova cultura de uma região diferente. 

Outro ponto é que, sem um plano de saúde, caso algum acidente aconteça e você obrigatoriamente acabe precisando desfrutar dos serviços da rede privada, as internações podem custar milhares ou até mesmo centenas de milhares de dólares em poucos dias. 

Os casos de dívidas com hospitais e clínicas privadas nos Estados Unidos são comuns, mesmo entre os nativos, e difíceis de pagar em razão dos valores altos. 

Além disso, há também uma outra questão burocrática, já que muitos países podem exigir prova de que você possui um seguro de saúde antes de aprovarem possíveis pedidos de vistos de permissão de trabalho, por exemplo. 

Por isso, caso você deseje residir definitivamente nos Estados Unidos, a falta da contratação de um plano médico pode dificultar a sua permanência no país.


Escrito por: Vitoria Realty