Se você está considerando o diagnóstico de atraso de desenvolvimento ou de autismo para o seu filho, leve seu filho para ser avaliado para os marcos de desenvolvimento (early intervention/Early Steps/Head Start) e inicie o processo de tratamentos (terapia ocupacional, fonoaudiologia, terapia comportamental, alergista, gastroenterologista, geneticista, exames médicos e escola com classes especiais de apoio). Temos um arquivo só com uma lista de profissionais para você olhar.

O primeiro e mais importante elemento para os novos pais compreenderem é que o autismo é tratável. Existem muitas terapias tradicionais inovadoras, intervenções médicas e ferramentas terapêuticas que farão a diferença na vida do seu filho. Já existem evidências científicas que o tratamento de intervenção precoce reduz os sintomas do autismo de forma significativa. Programas de intervenção precoce nos Estados Unidos incluem: treinamento familiar, terapia de fala (fono), serviços de audição, terapia física e serviços nutricionais nos primeiros 3 anos de vida.

PASSO UM: OBTENHA O DIAGNÓSTICO QUE MELHOR DESCREVA SUA CRIANÇA

Para obter um diagnóstico, seu filho deve ser visto por um neurologista pediátrico, psicólogo clínico licenciado, pediatra do desenvolvimento ou psiquiatra. Uma vez que um diagnóstico oficial foi feito, uma avaliação detalhada deve descrever os talentos e déficits do seu filho, além de recomendações para serviços. Esta avaliação é crucial para determinar os primeiros passos e as necessidades do seu filho. As principais terapias tradicionais devem começar o mais rápido possível mesmo antes do laudo médico.


PASSO DOIS: CONECTE COM GRUPOS DE APOIO E SUPORTE

Várias instituições oferecem recursos sem custo para as famílias que vivem com autismo.

Na Flórida, CARD oferece informações sobre eventos locais, serviço de apoio às famílias, classes de treinamento aos pais e avaliações escolares. Para registrar no CARD siga o link http://florida-card.org ou deixe um voicemail no telefone e alguém entrará em contato com você após alguns dias.

Outras instituições como o Autism Society, Nathaniel’s Hope entre outras, oferecem vários recursos como grupos de apoio, conselhos de advocacia, treinamento em IEP, ‘respite’, free baby sitting e muito mais.

Communities são grupos de suporte no Whatsapp. Somos famílias com autismo que ajudam outras famílias com autismo a se conectar e educar para ajudar seus filhos a receber o melhor resultado e a possibilidade de recuperação.

Para entrar nos grupos de suporte e receber ajuda de instituições como o CARD, por favor entre nesse link: http://florida-card.org/



PASSO TRÊS: ENCONTRE UM MÉDICO MAPS (Medical Academy of Pediatric Special Needs), formado pela Academia Médica de necessidades especiais pediátricas. Crianças com autismo muitas vezes têm comorbidades médicas que podem ser testadas e tratadas por um médico especializado. As terapias tradicionais (fono, ocupacional e fisio) são mais eficazes quando a saúde do seu filho não está comprometida por outras questões. Problemas médicos comuns são delineados na American Academy of Pediatrics Standards of Care for Autism. Incentivamos os pais a tomar nota de todas as questões e ter todas as áreas avaliadas e tratadas. Para obter informações sobre um médico perto de você, visite www.medmaps.org.

DOUTORES TRADICIONAIS também poderão fornecer testes e referências a doutores especializados (gastroenterologista, alergista, geneticista, neurologista, nutricionista entre outros). Mantenha em mente que doutores tradicionais seguem as diretrizes dos planos de saúde. Raramente, doutores tradicionais oferecem apoio investigativo, biomédico ou alternativo. O foco será em Terapias e Farmacologia (remédios paliativos para acalmar/amenizar o comportamento).

Quanto ao tratamento medicamentoso, é importante entender que no momento não existe NENHUM remédio com aprovação do FDA para o tratamento do autismo. Os remédios disponíveis somente amenizam situações paralelas como hiperatividade, impulsividade, distúrbios de sono, convulsões e outros, mas não tratam a causa do autismo. Esses medicamentos devem ser prescritos em um último recurso, ou um recurso a curto-prazo em combinação com terapias tradicionais (ABA, fono, ocupacional, fisioterapia) e alternativas (nutrição customizada, suplementação, integração sensorial e auditiva e massagens calmantes).

Não faça do medicamento a única forma de tratamento a longo prazo no desenvolvimento infantil. A Academia Americana de Pediatria recomenda terapias de fono, física, ocupacional e comportamental (ABA) e, em alguns casos extremos, o tratamento medicamentoso em combinação com essas terapias. Ao contrário do Brasil, nos EUA, terapias estão em primeiro lugar, e medicamentos em último. Combine terapias, com nutrição e tratamento de comorbidades que você verá resultados positivos em curto tempo. Persista!